gd

Bolsas da Europa operam em alta puxadas por ganhos na Ásia

Atenções estão voltadas para declarações de dirigentes do Banco Central Europeu (BCE)

Os mercados acionários da Europa exibem ganhos, nas primeiras horas do pregão. O dia é atípico, com perspectiva de menor volume de negócios por causa de feriado sem mercados abertos nos Estados Unidos, mas no continente haverá declarações de dirigentes do Banco Central Europeu (BCE), entre eles a presidente da instituição, Christine Lagarde.

Às 10h50 (de Portugal), o índice pan-europeu Stoxx 600 operava em alta de 0,71%, em 461,37 pontos. Na sexta-feira, o fechamento europeu foi misto, com ações de montadoras pressionadas em Paris e Frankfurt, após o UBS cortar sua recomendação para Renault e Volkswagen. Hoje, a montadora francesa recuava 0,39% em Paris, mas Volkswagen avançava 0,52% em Frankfurt.

O ambiente era em geral positivo, na esteira de ganhos vistos mais cedo na Ásia. O setor imobiliário chinês teve desempenho forte, após notícias de que a incorporadora Country Garden conseguiu estender o vencimento de um bônus, além de pagar outro, este em ringgits malaios, em meio a seu esforço para evitar um default. No próprio continente, Lagarde fala às 14h30, com investidores atentos aos próximos passos do BCE.

A agenda de indicadores é modesta, porém foi informado que as exportações da Alemanha caíram 0,9% em julho ante o mês anterior, e mais cedo o Danske Bank já projetava contração das vendas do país diante da “perspectiva fraca para as exportações alemãs neste ano”. O ING, por sua vez via fraqueza na balança comercial e também nas vendas no varejo da Alemanha, o que para o banco provoca risco “elevado” de que a economia alemã volte a sofrer contração.

As 11h03, a Bolsa de Londres subia 0,48%, Frankfurt avançava 0,50% e Paris, 0,58%. Milão operava em alta de 0,66% e Lisboa, de 0,24%. No câmbio, o euro se valorizava a US$ 1,0795 e a libra avançava a US$ 1,2632.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *